Por que o Catalisador é importante?
Além de alterar a velocidade destas reações, os catalisadores influenciam consideravelmente nas propriedades físicas finais da espuma.
Apesar da baixa concentração dos catalisadores na formulação, a escolha ideal é fundamental para preservar a qualidade da espuma final, evitando rachos, amarelamentos (scorching) ou retrocessos excessivos e perdas, etc.
Dependendo do processo de produção, há três tipos de catalisadores que precisam ser definidos: 1) catalisador de polimerização 2) catalisador de expansão, 3) catalisador balanceado (polimerização /expansão). Nos três casos, se houver necessidade, recomenda-se utilizar os catalisadores com creme retardado (bloqueado), facilitando o processo e auxiliando na eliminação de bolhas de ar.
É necessário também uma perfeita combinação do catalisador amínico com o catalisador organometálico a fim de exercer uma reação balanceada proporcionando espumas com maior permeabilidade ao Ar (passagem de ar) e espumas mais resilientes e com baixa deformação permanente.
Confira abaixo mais detalhes sobre cada um destes catalisadores:
Tipos de Catalisadores
É possível dividir os catalisadores para espumas flexíveis de poliuretano em duas categorias: Amínicos e Organometálicos.
Catalisadores Amínicos
Polimerização / Gelificação
Têm como principal função promover a reação do poliol + isocianato, mas também contribui para a reação da água + isocianato, em muitos casos somente a Amina de polimerização é o suficiente para fabricar espuma de poliuretano convencional, mas na grande maioria se faz necessário a utilização de um catalisador de expansão.
Expansão
Têm como principal função promover a reação da água + isocianato, gerando gases que promove a expansão da espuma.
Balanceado
O balanceamento dos dois catalisadores polimerização e expansão proporcionam um equilíbrio fundamental para a qualidade dos blocos de espuma produzido, evitando que o bloco polimerize antes que os gases saiam e causem rachos laterais.
Bloqueados
Os catalisadores bloqueados tem como principal função retardar o início da reação (tempo de creme), sem causar grande influência no tempo final de crescimento. Esse bloqueio pode ser aplicado nos catalisadores de expansão e polimerização ou em catalisadores balanceados que possuem os dois tipos (expansão e polimerização).
Catalisadores Organometálicos
Os Catalisadores Organometálicos são projetados para uso na fabricação de espuma flexível de poliuretano e para acelerar a reação de adesivos aglomerantes a base de uretano. O Octoato de estanho é indispensável na fabricação de espuma flexível devido a sua excepcional capacidade de promover a reação de polimerização “isocianato-hidroxila”, usualmente chamada de reação de gelificação.
Deve ser mantido em recipientes fechados, em um lugar seco. Uma vez aberta a embalagem, ela deve ser usada o mais rápido possível (quando é diluído em poliol, a solução deve ser usada no mesmo dia).
Por que não utilizar apenas um determinado tipo de catalisador?
O tipo de catalisador a ser utilizado, bem como sua concentração, depende do tipo de espuma que se deseja produzir e também das características específicas do processo de produção, tais como: temperatura ambiente, temperatura da caixa, complexidade da formulação, formação de casca, tempo de cura e desmolde do bloco, altura, entre outras.
Desta maneira, é fundamental levar em consideração todas as características e particularidades do processo de produção, para que seja possível identificar qual é o catalisador mais adequado e que garante, consequentemente, uma maior qualidade na espuma final.
Confira também o Artigo “[Guia Completo] Tudo o que você precisa saber sobre Espumas Flexíveis” [Clique Aqui]
Tecnologia para Espumas Flexíveis
A Amino fornece a mais completa linha de soluções para Espumas Flexíveis de Poliuretano.
Silicones, Aminas, Pigmentos, Aditivos, Aglomerantes e Sistemas prontos para uso compõem um portfólio consistente quando o assunto é Poliuretano. Além disso, contamos com uma equipe técnica com os melhores especialistas em Poliuretano para ajudar e guiar nossos clientes pelo melhor caminho, aliando a qualidade das matérias primas com maior eficiência nos processos.
Confira algumas soluções da Amino para Espumas Flexíveis:
Aditivos de Performance
- Silicones Surfactantes
- Catalisadores Amínicos de Expansão e Gelificação
- Catalisadores retardados
- Catalisadores de baixo VOC
- Octoato de estanho
- Pigmentos em Líquido e em Pasta
- Aditivo promotor de adesão (flame bonding)
- Aditivo abridor de célula
- Aditivo para alongamento e rasgo
- Aditivo de dureza
- Aditivo anti scorching
- Antichama halogenado e não-halogenado)
Sistemas Flexíveis prontos para uso
- Visco elástico para processo em bloco all MDI
- Visco elástico para processo em bloco base TDI
- Visco elástico para processo moldado base MDI
- Sistema hiper soft para processo em bloco base TDI
- Sistema hiper soft para processo moldado base MDI
- Sistema flexível HR processo em bloco base MDI
- Sistema flexível HR processo em bloco base TDI
- Sistema flexível HR moldado base MDI e base TDI
Produtos Complementares para Espumas Flexíveis
- Cola de Aglomerado
- Adesivo para colagem de espuma com fibra (esponja)
- Mantas gel
Para saber mais sobre a Tecnologia Amino, entre em contato pelo telefone 11 4077-3777 ou e nos envie um email: vendas@amino.com.br