Um dos grandes desafios das empresas que produzem espumas flexíveis é minimizar o desperdício do processo produtivo. Uma das soluções está na aplicação da economia circular, com o reaproveitamento dos scraps gerados na fabricação de um produto para o desenvolvimento de blocos de aglomerado com ótimo valor agregado, a cola de aglomerado, que pode ser utilizada em diversos segmentos.
Formado por uma mistura entre os scraps de espuma e cola aglomerante de poliuretano (pré-polímero), os blocos de aglomerado contam com boa firmeza e suporte, podendo atingir, dependendo da necessidade do produto final, diversas normas nacionais e internacionais de deformação permanente, densidade, resistência ao rasgo, tensão de ruptura, exigidas por órgãos como INMETRO, ABNT e ASTM.
Essa versatilidade do aglomerado garante uma variada gama de finalidades para o material, como a utilização em bloco para colchões, base para piso de madeira, tatames e até peças técnicas para serem aplicadas em indústrias como a automotiva.
A produção do bloco é realizada inicialmente através da passagem dos scraps por moinhos, em uma etapa que pode ter tempo variado de acordo com a finalidade do produto. O próximo passo é a inserção dos flocos resultantes em misturadores, que em seguida recebem a adição da cola aglomerante. Após um tempo de mistura, o material é despejado em uma caixa, na qual é submetido a uma compressão de acordo com a densidade requerida. A última etapa do processo é marcada pelo tempo necessário para completar a reação da cola para garantir a adesão correta no bloco.
Todo esse processo pode ser personalizado de acordo com a necessidade de cada empresa. A Amino tem como solução uma gama completa de cola para aglomerado, com destaque para a linha AMIPOL AMG All MDI, um adesivo monocomponente, sem expansão, que não conta com solvente em sua formulação, excluindo a toxidade e periculosidade do produto, evitando a necessidade de itens especiais para o manuseio durante produção e armazenamento do material.
Além de toda a tecnologia aplicada no produto, a Amino também disponibiliza para todos os clientes uma equipe técnica com conhecimento e experiência em desenvolvimento de formulações e assistência técnica para atender as necessidades específicas de qualquer cliente, tanto para o produto final quanto para o processo de produção, possibilitando maior velocidade de reação, produtividade de acordo com a capacidade da planta, boa adesão com diferentes tipos de substratos e atendimento a normas técnicas.
Em um cenário de crescente preocupação com a sustentabilidade e eficiência produtiva, a adoção da economia circular na fabricação de espumas flexíveis representa não apenas uma solução para minimizar o desperdício, mas também uma oportunidade de agregar valor aos produtos. Os blocos de aglomerado, resultantes do reaproveitamento dos scraps, demonstram não apenas qualidade técnica, atendendo a normas rígidas, mas também uma versatilidade surpreendente em suas aplicações.
Nossos especialistas estão à disposição para oferecer mais informações sobre a linha AMIPOL AMG All MDI, ou de quaisquer outras soluções personalizadas da Amino para o seu negócio.